...a escrever sobre dialise desde 2007...

27
Dez 06

A unidade de hemodiálise é uma das principais carências do serviço de saúde cabo-verdiano, forçando a que dezenas de doentes tenham que ser deslocados para o estrangeiro, todos os anos, para tratamento da insuficiência renal. Portugal é o país que recebe mais doentes cabo-verdianos através dos acordos bilaterais no âmbito da saúde.

 

O protocolo para a instalação de um serviço de hemodiálise deveria ter sido assinado este fim de semana entre a direccção do HAN e a secretária de Estado-adjunta e da Saúde de Portugal.

 

"Portugal vai contribuir na área da formação de recursos humanos, de projectos para a própria unidade de hemodiálise, já que uma unidade de hemodiálise em termos técnicos tem regras", disse a responsável, adiantando que Portugal vai contribuir com "tudo o que Cabo Verde entender ser necessário para este serviço, principalmente a formação de profissionais", cita a Lusa.

 

A responsável portuguesa encontra-se na Praia para participar no 1º Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa. Carmem Pignatelli, que se faz acompanhar do director-geral de Saúde português, Francisco George, fará ainda um conjunto de visitas a instituições e estruturas de saúde da cidade da Praia, para conhecer os principais constrangimentos na questão da saúde, e assim traçar os planos para futuros acordos.

fonte: www.asemana.cv

 
 
publicado por rui sousa às 22:40
música: No speech - guano apes
tags:

Dezembro 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
19
20
21
22
23

24
25
26
28
29
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
email
blog.hemodialise@gmail.com
pesquisar
 
blogs SAPO