Após ter lido no blog Plano de Cuidados, um post sobre esta noticia, deparo-me com algumas dúvidas...
Como diz o Daniel Rodrigues, (e com alguma razão!) estes transportes deveriam ser realizados por ambulâncias, visto estarem melhores equipadas e terem pessoal com mais formação!!! Se isto é verdade, é verdade também que já existe empresas, especializadas no transporte de doentes, onde se incluem o transporte para a hemodiálise. Se isto garante uma melhoria dos cuidados? só por si, garantidamente que não!!! De que nos vale o doente ir numa ambulância (só de nome, às vezes é mais uma carrinha de transporte) com pessoal com pouca formação (atenção que sei que existe formação, e não estou a falar dos bombeiros!) se acontecer algum incidente na viagem o que podem fazer é trazer de volta à clinica ou envia-lo ao serviço de saúde mais próximo!!! isto é o que acontece com os taxistas!!!
Agora não gosto de ver, 4 doentes enfiados num taxi, como lata em sardinhas, muitos deles com mais de uma hora de viagem...
Nesta situação as ambulâncias podem permitir outro conforto..
Por exemplo falou-se muito da gripe A, de todos os cuidados a serem estabelecidos nos hospitais, clínicas, todos os serviços de saúde, e estes doentes vinham e veêm dentro das suas "latinhas" para o tratamento!!! Mais uma vez estavam a "tapar o sol com a peneira"!!!
Outra situação referida na noticia original, é o termino do pagamento aos taxistas, sendo o doente a adiantar esse valor!! Aqui irá ser um problema para os doentes, sendo que muitos são idosos, com baixos rendimentos, sem quaisquer condições de suportarem estes valores... mas que assume a responsabilidade de estes doentes não irem para as clínicas??? os taxistas??? as ARS??? alguém será responsável...
Muitos tópicos para uma discussão mais ampla... podem acompanhar a troca de opiniões no Plano de Cuidados, esta foi só uma visão de alguem que trabalha na área.