...a escrever sobre dialise desde 2007...

17
Abr 10

Após ter lido no blog Plano de Cuidados, um post sobre esta noticia, deparo-me com algumas dúvidas...

Como diz o Daniel Rodrigues, (e com alguma razão!) estes transportes deveriam ser realizados por ambulâncias, visto estarem melhores equipadas e terem pessoal com mais formação!!! Se isto é verdade, é verdade também que já existe empresas, especializadas no transporte de doentes, onde se incluem o transporte para a hemodiálise. Se isto garante uma melhoria dos cuidados? só por si, garantidamente que não!!! De que nos vale o doente ir numa ambulância (só de nome, às vezes é mais uma carrinha de transporte) com pessoal com pouca formação (atenção que sei que existe formação, e não estou a falar dos bombeiros!) se acontecer algum incidente na viagem o que podem fazer é trazer de volta à clinica ou envia-lo ao serviço de saúde mais próximo!!! isto é o que acontece com os taxistas!!!

Agora não gosto de ver, 4 doentes enfiados num taxi, como lata em sardinhas, muitos deles com mais de uma hora de viagem...

Nesta situação as ambulâncias podem permitir outro conforto..

Por exemplo falou-se muito da gripe A, de todos os cuidados a serem estabelecidos nos hospitais, clínicas, todos os serviços de saúde, e estes doentes vinham e veêm dentro das suas "latinhas" para o tratamento!!! Mais uma vez estavam a "tapar o sol com a peneira"!!!

Outra situação referida na noticia original, é o termino do pagamento aos taxistas, sendo o doente a adiantar esse valor!! Aqui irá ser um problema para os doentes, sendo que muitos são idosos, com baixos rendimentos, sem quaisquer condições de suportarem estes valores... mas que assume a responsabilidade de estes doentes não irem para as clínicas??? os taxistas??? as ARS??? alguém será responsável...

Muitos tópicos para uma discussão mais ampla... podem acompanhar a troca de opiniões no Plano de Cuidados, esta foi só uma visão de alguem que trabalha na área.

publicado por rui sousa às 22:17
tags:

Olá,

Faço dialise em casa há 2 meses. Mas estive a fazer hemodialise todos os dias e ia de táxi.
Refere no texto em cima que não gosta " de ver, 4 doentes enfiados num taxi, como lata em sardinhas, muitos deles com mais de uma hora de viagem".
Mas uma coisa que acontecia no centro onde eu fazia dialise, era exactamente isso que acontecia também com as ambulancias. E não são só 4 pessoas de uma vez. a volta é bem maior.
De facto as ambulancias são pagas por cada doente (assim como o taxi), mas mete-os todos juntos. E o pior é que são sempre as pessoas mais idosas e mais doentes que vão nas ambulancias...
Mal por mal, acho preferivel o taxi...
Susana a 7 de Agosto de 2010 às 15:46

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
mais sobre mim
email
blog.hemodialise@gmail.com
pesquisar
 
blogs SAPO